domingo, 5 de fevereiro de 2017

Tapioqueira é tão querida por Xuxa que ganhou o direito de usar o nome dela no comércio

Dona Núbia é dona da 'Tapiocaria da Xuxa' desde 1989, quando em 1998 ela teve um encontro com a Rainha dos Baixinhos


Há quase 40 anos surgia uma das tapiocarias mais conceituadas e antigas de Fortaleza. Conhecida pelo seu nome curioso, a 'Tapiocaria da Xuxa', além da gastronomia excelente, carrega consigo uma história bem inusitada que deu origem ao nome do estabelecimento.


Maria Núbia Correia Lima, conhecida como Dona Núbia, conta que a produção das tapiocas surgiu ainda na década de 1980. “Sempre via minha sogra fazendo na rua as tapiocas para vender, e ela ganhava um dinheirinho sem se preocupar muito. Aí resolvi entrar no negócio. Pedi um dinheiro emprestado pra montar a minha e acabou dando certo”, explica.


Dona Núbia, colocou o seu primeiro estabelecimento na rua Barão de Aquiraz. Após mais de 10 anos trabalhando no local, ela se mudou para o Centro das Tapioqueiras, hoje um dos principais pontos turísticos da cidade.


Mas no meio de tanta história, uma delas chama atenção. Segundo Dona Núbia, seu estabelecimento tinha outro nome. “Antes tinha o nome do meu marido. Mas um dia a Xuxa visitou as Tapioqueiras, e veio comer uma aqui na minha tapiocaria. Quando vi, não acreditei. Pedi pra beliscá-la, pois queria saber se era verdade. Ela foi super gentil e quis bater uma foto comigo. Então, ela falou que iria me mandar a fotografia, mas eu não acreditei e disse: ‘Se você me mandar a foto, eu vou colocar o nome Tapiocaria da Xuxa'”, detalha a empreendedora.

Xuxa topou o desafiou. “Ela disse assim: ‘Por mim pode colocar meu nome, eu autorizo’. Só que eu não iria colocar sem antes ela me mandar a foto. Então num belo dia ela veio a Fortaleza para gravar um programa, e veio aqui novamente pra entregar a foto. Depois que ela me deu a foto, eu coloquei no meu estabelecimento e mudei o nome dele”, explica Dona Núbia.


Aos 70 anos, a empreendedora diz que não acreditava que aquilo estava acontecendo com ela. “Ficava me perguntando: ‘É a Xuxa mesmo?'”, disse. O sucesso com a Rainha dos Baixinhos fez com que Dona Núbia alterasse não só o nome do estabelecimento, mas também o cardápio. “Nós também adicionamos no cardápio a Tapioca da Xuxa. Foi outra forma que encontrei de homenagear e agradecer o carinho dela”, afirma.


A Tapioca da Xuxa custa R$ 15, sendo o principal produto. Mas os ingredientes que formam a tapioca é o que mais chama atenção. “A Tapioca da Xuxa vem com carne do sol, bacon, queijo, calabresa, orégano, tomate e uma série de outras coisas. Dá pra encher o bucho bem ligeirinho”, conta, rindo. Quem tem interesse de comer tapioca, mas não desembolsar esse valor, existem outras opções no cardápio. Entre elas a tapioca tradicional, que custa R$ 4.


SERVIÇO:
Endereço: Av. Washington Soares, 10125 – Edson Queiroz, Fortaleza – CE.
Horário: 6h às 21h – todos os dias.
Contato: (85) 3474-1326.