quarta-feira, 5 de abril de 2017

Record reprisará "Dancing Brasil" aos sábados e muda horário de Sabrina Sato


Para emplacar o “Dancing Brasil”, a Record vai reprisar o programa aos sábados, às 20h30. A atração, comandada por Xuxa, estreou nesta segunda-feira (3) e patinou no ibope, registrando 5 pontos de audiência. Com as reprises do “Dancing Brasil’, o “Programa da Sabrina” também muda de horário e passará das 20h30 para às 21h30.

O reality show de dança ficou em terceiro lugar em São Paulo, atrás do SBT que marcou um pouco mais (5,6). No confronto contra o "Máquina da Fama", porém, o programa de Xuxa levou a melhor (4,9 x 4,4).

A Globo liderou isolada com 25 pontos de audiência. Cada ponto na Grande São Paulo equivale a cerca de 70,5 mil casas sintonizadas, tendo cada uma em média estatística 3,3 habitantes.

Estreia


O "Dancing Brasil" estreou com gritos de Xuxa, a participação de três jurados “ex-Dança dos Famosos”, do Faustão, e um tapinha no bumbum da jornalista Fabíola Gadelha.

Com vestido vermelho e luxuoso, Xuxa iniciou a atração anunciando o nome dos 14 participantes, as regras, o prêmio de R$ 500 mil e os três jurados - Jaime Arouxa, Paulo Goulart Filho e Fernanda Chamma.

Na semana que vem, todos irão voltar ao programa. Quem somar a menor pontuação entrará na chamada "zona de risco". O público é quem vai decidir quem será o eliminado.

Os participantes do programa são as atrizes Bianca Rinaldi, Juliana Silveira, Maytê Piragibe, a ginasta Jade Barbosa, o ex-jogador do São Paulo Richarlyson, a jornalista Fabíola Gadelha, a dançarina Sheila Mello, o chefe de cozinha Dalton Rangel, os atores Leonardo Miggiorin e Micael Borges e os cantores Guilherme, Tânia Alves, MC Gui e Tony Sales.

05 de abril de 2017: 20 anos do 'Planeta Xuxa'


O Planeta Xuxa foi um programa de televisão apresentado por Xuxa, dirigido por Marlene Mattos e exibido pela Rede Globo entre 5 de abril de 1997 a 28 de julho de 2002. Voltado para a família e os adolescentes, inicialmente era apresentado aos sábados à tarde. A partir de 19 de abril de 1998, o programa passou a ser apresentado aos domingos em razão da Copa do Mundo de 1998, permanecendo aos domingos até seu encerramento em 2002.

Foi o segundo programa dominical vespertino de auditório apresentado por uma mulher na TV aberta brasileira, pois antes, lá em 1993 Xuxa já havia apresentado o programa 'XUXA', um programa de auditório que nada mais era que uma versão "crescida" do 'Xou da Xuxa' (que havia terminado em 1992). O programa não deu certo e teve uma curta duração (de alguns meses no ar) e muita gente não se lembra da existência desse programa.


Em 1998 Xuxa entrou na disputa dominical que era somente entre homens, como Silvio Santos, Faustão e Gugu Liberato e brigou de igual para igual com esses grandes nomes. O programa foi um sucesso de audiência com médias na casa dos 20 pontos, muitas vezes superando o 'Domingão do Faustão'.

Planeta Xuxa estava sendo reexibido na íntegra pelo 'Canal Viva', aos domingos às 19h00, tendo sua reprise às segundas-feiras, às 21h da noite. O programa começou a ser reexibido no dia 7 de setembro de 2014, deixando o canal entre os 10 mais assistidos no horário, registrando uma das melhores audiências da televisão paga. Após Xuxa assinar contrato com a Rede Record, o 'Canal Viva' deixou de exibir o programa.

O programa



O programa tinha formato de discoteca, contava com a participação das Paquitas New Generation, do grupo de bailarinos You Can Dance, das gêmeas Mariana e Roberta Richard (As Metralhas) e da dançarina Adriana Bombom. O planeta contava com convidados famosos, sendo que o quadro de maior destaque era o Intimidade, em que Xuxa fazia perguntas íntimas aos convidados. Também foi criado o quadro Transformação, de grande sucesso, e onde alguém escolhido na plateia por Xuxa era submetido a uma mudança no visual.

1ª Temporada (1997-98)



A primeira temporada do programa que estreou em 5 de Abril de 1997, às 4 da Tarde. Tendo sua reestreia no canal 'Viva' em 7 de setembro de 2014, às 21 e meia da noite.

A abertura desta fase, aparece no início, uma multiplicação da mesma Xuxa que se vestia de Branco em um fundo colorido e o Planeta Terra com formato de X atinge a tela ao surgir as imagens do Xuxa Park e depois, a construção do cenário antes da estreia do programa, mostrava os bastidores dos ensaios da primeira coreografia da música tema, além das aparições descontraentes da apresentadora. As atrações musicais e convidados são separados por quadros como Top Brasil, Lançamento (onde um radialista analisa as novas canções), Temas de Novela, Intimidades, além de videoclipes internacionais.

O cenário era luxuoso nesta fase, possuía painéis com imagens da apresentadora, TVs na parede, jukebox, parte espiral dourada, DJs em torno e uma porta com retrato gigante e roupas usadas por Xuxa em várias fases da carreira no lado e para o outro lado que surge, a própria Xuxa está em torno de um porta retrato gigante e desce numa escada em um pequeno cenário onde fica a obra de arte da apresentadora. Na parte central do palco havia um formato redondo que representa o mundo rodeado pelo nome do programa. No programa de estreia, o entrevistado no quadro "Intimidade" foi o ator Marcello Antony. Também estiveram Valéria Valenssa, Luana Piovani, Oscar Magrini, Renato Gaúcho, Ronaldo Nazário e Ivete Sangalo (a então vocalista da Banda Eva). As atrações musicais ficaram por conta de Daniela Mercury, Companhia do Pagode, Só Pra Contrariar, Raça Negra, Karametade, Deborah Blando, Netinho, Carlinhos Brown, Grupo Molejo, É o Tchan, Aline Barros, Banda Cheiro de Amor (com Carla Visi), Timbalada, além das atrações internacionais estiveram presentes no programa.


Em outubro de 1997, em plena semana da criança, houveram pequenas reformulações no cenário desta temporada. Ele passou a dar fidelidade ao álbum "Boas Notícias". O primeiro programa desta reformulação foi transmitida ao vivo naquele ano e agora foi reprisado no Canal Viva no exato dia das crianças de 2014.

Em março de 1998, Xuxa Meneghel apresentou os melhores momentos desta fase até as férias temporárias no seu programa, quando o cenário estava em reforma para a segunda temporada que viria a seguir.

2ª Temporada (1998-99)



A partir desta temporada, o programa mudou de dia e horário, passando a ser exibido aos domingos, às 14:00 até 28 de julho de 2002.

A 2ª fase estreou em 19 de abril de 1998, o cenário ficou até o anúncio de sua licença materna. O cenário foi criado por João Cardoso, em que tinha um globo terrestre que se abria automaticamente em gomos, e Xuxa aparecia cantando a música tema. Variando com a escada gigante no lado esquerdo com telas compondo um telão. Além da mudança na forma como a apresentadora aparecia para seu público, o cenário ganhou mais profundidade e praticidade e toda a área do Teatro Fênix foi aproveitada.

A abertura mostra novamente a Xuxa se divertindo, além de bastidores do programa, além da aparição de algumas pessoas que então faziam parte da transformação. Xuxa se assusta ao aparecer com vários tipos de aplique no final em que dá um beijo. O tema desta 2ª abertura passou a ser instrumental. Para a música tema que inicia o programa, as Paquitas New Generation e You Can Dance executam a nova coreografia com elementos ousados. Xuxa aparecia em meio as imagens dela ao abrir o globo terrestre. O programa ganhou um salão de beleza onde acontecia o quadro Transformação,que era o quadro de maior repercussão do programa. O programa passou a ter uma escalada musical, intitulada "O que é que a gente tem?". Foi criado também os quadros "Viagem Surpresa do Planeta" onde alguém da plateia que fosse focalizada pela câmera, ganhava uma viagem para qualquer ponto do Brasil e "Cinderelas do Planeta", onde as garotas de 15 anos realizam o sonho de dançar a valsa com seus ídolos da época.Um dos momentos mais icônicos do programa foi um entrevista com a cantora Madonna. As atrações ficavam por conta de Vinny, Fat Family, Ara Ketu, Karametade, Belo (ainda com o Grupo Soweto nos primeiros anos), Deborah Blando, Katinguelê, além das atrações citadas da fase anterior (contando com substitutos temporários da apresentadora), entre outras.

Em agosto do mesmo ano, quando Xuxa entrou em licença-maternidade, inúmeros artistas, sobretudo cantores, se revezaram na apresentação do programa: Ivete Sangalo (que apresentou o programa duas vezes), Alexandre Pires, Gabriel o Pensador, Daniel, Grupo Molejo, Netinho, Zezé di Camargo & Luciano, Negritude Júnior, Claudinho & Buchecha, Terra Samba e Tom Cavalcante.



No retorno da apresentadora nas edições dos dias 8 e 15 de novembro de 1998, o cenário sofreu pequenas reformulações para promover o álbum "Só Faltava Você". Teve duas partes na edição especial, dentre eles, entraram as músicas contidas do novo álbum como "Vamos sacudir" e "Eu tô feliz". Na música tema que só retornou em 22 de novembro daquele ano, o elenco se apresentou com uma nova coreografia. No dia 21 de março de 1999, quando completou 100 edições, a versão original da coreografia passou a ser executada uma vez, era exibida imagens com diversos convidados, utilizando os trajes do primeiro ano do programa.

3ª Temporada (1999-2000)


A terceira temporada ficou entre 28 de março de 1999 a 12 de março de 2000. O cenário tinha um tom místico (haviam relógios, signos do zodíaco e estátuas da mitologia), Xuxa aparecia em meio as luzes, lasers e sons quando saía do Globo Terrestre e o cenário foi todo reformulado, que conferiu um tom místico ao novo ambiente. Pelas paredes, foram espalhadas fotos de Xuxa caracterizada como deusas de diversas culturas.

No programa de estreia em 28 de março de 1999, a abertura ficou inicialmente mística com a segunda versão da música tema (nos programas seguintes, a versão desta música passou a ter participação do grupo Fat Family na introdução) em que aparece as Paquitas cujas mascaradas, algumas douradas e outras brancas. As Paquitas e Adriana Bombom apareciam mascaradas com tecidos transparentes pretos (e brancos com Planeta Terra na estampa em algumas edições) aparecem na escada ao lado esquerdo e no fim da apresentação, elas tiram a máscara.


Xuxa estreou sua nova música: "Vira Vira (Planeta Vira Vira)" para o álbum Xuxa 2000, a canção que substituiu "Libera Geral" de 1997. Além disso,alguns artistas passaram a se apresentar na plateia.Além disso essa fase do programa é marcada pela apresentação da última geração de Paquitas.

Em setembro de 1999 com o retorno da coreografia e música da primeira temporada de 1997, a intitulada fase mística estava sendo deixada, e a abertura que corresponde a coreografia com máscaras acabou sendo removida meses depois. Neste período, as Paquitas 2000 passaram a fazer parte do programa como fase de laboratório, mas as Paquitas New Generation eram as assistentes e dançarinas oficiais do programa até 2000, quando foi substituída por Garotas do Zodíaco.

Entre 2 de janeiro e 20 de fevereiro de 2000, o programa passou a ter o especial de férias sem a presença do elenco e apenas com convidados musicais, denominado "Ressaca do Planeta". Até 12 de março de 2000 no programa nº 150, as Paquitas New Generation permaneceram junto com o grupo You Can Dance (exceto Fly) e a primeira geração de Papaquitos.

4ª Temporada (2000)


A nova etapa desta mesma fase estreou em 19 de Março de 2000, o cenário continua com um tom místico e as modificações ficaram apenas nas iluminações e com a entrada das Garotas do Zodíaco e os três novos Papaquitos.

A abertura passou a ter créditos com imagens da Xuxa. A Xuxa sai da esfera ao cantar a música tema que ainda continuava em execução, desta vez sem a presença das coreografias de Paquitas e You Can Dance, a Rainha entra desfilando com os novos 'Papaquitos'.

A primeira apresentação de Xuxa com as novas assistentes desta fase foi "A Nova Dança". O jornalista Alex Lerner fazia entrevistas com astros da música internacional e personalidades do mundo artístico. O programa apresentou ainda novos quadros nesse ano, como "Correndo Atrás do Prejuízo", que tentava garantir um dinheiro extra a pessoas com dificuldades financeiras por meio de tarefas estipuladas pelo programa.

5ª Temporada (2001)


Esta fase marca a superação da apresentadora após o trágico fim do Xuxa Park e também do término da 1ª temporada de verão. O programa voltou ao cenário habitual com mudanças. Dessa vez, o mesmo cenógrafo das fases anteriores, misturou imagens de Xuxa com de crianças e animais em tons alegres. O cenário também abrigava a cabine do DJ e um vídeo wall de 20m2. Além disso, a Xuxa passou a descer no lado esquerdo da escada.

Em abril do mesmo ano, o grupo Manos e Minas (composto por Luana Otero, Guilherme Trajano, Gabriel Maciel, Giselle Bezerra, Raul Costa, Lilian Pereira e Eduardo Perin) e os Fortões (composto por Théo Becker e Renato Vianna passam a integrar o programa). As Paquitas 2000 passaram a integrar o Planeta, enquanto o grupo Garotas do Zodíaco é desfeito desde o Planeta Verão.

A abertura é do novo remix da música-tema em que Xuxa faz uma espiã e filma a própria se maquiando e mudando o penteado. Só que no programa, passou a executar a música "Giro do Planeta" com a participação do DJ Abdulah. No encerramento, passava a executar a música "Tem Alguém Cansado Aí?"

Novos quadros foram inaugurados naquele ano, como o "Giro do Planeta", que conta com os repórteres Dudu Miranda, Alex Lerner e Andréa Veiga que realizavam reportagens nacionais e internacionais sobre assuntos variados. Os promoters David Brazil e Amin Khader comandavam a "Redação do Planeta", que falava sobre o mundo das celebridades, a dupla foi conhecida pelo seu bordão: "Não pode, não pode, não pode...". No quadro "Endereço do Coração", Xuxa visitava a casa de amigos famosos: na primeira edição desta fase, Xuxa foi a Goiás visitar o cantor Leonardo. No quadro "Um Homem na Roda", um convidado respondia a três tipos de perguntas (profissionais, íntimas e indiscretas) elaboradas por três atrizes.

6ª Temporada (2002)



A sexta e última temporada, como foi marcado também o último ano de parceria entre Xuxa e Marlene Mattos, foi uma temporada curta estreando no dia 7 de abril e terminando 28 de julho de 2002 quando se definiu o fim do programa. O cenário desta fase teve amplo de espaço da discoteca comandada por Xuxa. Com 70m2 a mais, o espaço foi coberto por espelhos e metais, produzindo efeitos de iluminação. As imagens de Xuxa, que marcavam os cenários anteriores, continuavam em cena, mas foram alteradas. Outra alteração foi o espaço ocupado pelos DJs, que ganharam seu próprio canto, acima das arquibancadas, abrindo maior espaço para os números musicais. Xuxa desce numa porta escada de uma esfera, similar a 2ª fase do cenário.


A música-tema desta temporada foi "Conta Comigo" e em alguns programas com "Giro do Planeta". Na abertura, Xuxa sai de um helicóptero ao lado de seguranças para realizar uma transformação radical. Ao lado do antigo e bem sucedido "Intimidade", que recebeu a atriz Solange Couto em sua reestreia na nova fase, estavam "Entre Amigos" e "Espertos do Planeta". Esta fase também acolheu dois novos integrantes, o Escorpião (Rafael) e o Ariano (Marcelo).

Planeta Verão

 


No verão de 2001, Xuxa e Marlene Mattos criam a versão de verão do Planeta Xuxa, que leva nome de Planeta Verão. O programa era anual e teve duas versões.

A primeira em uma ilha, aonde artistas se hospedavam e as câmeras mostravam tudo que se passava por lá, muitas situações engraçadas ocorreram e foram mostradas no ar. 

Em 2002, o Planeta Verão mostrou competições entre artistas em meio a provas de força física usadas pelo exército. Esta edição conseguiu reerguer a audiência do programa momentaneamente, fazendo atingir média de 23 pontos. Vanessa Alves também estreou neste ano como repórter.





Fim do 'Planeta Xuxa' e estreia do 'Xuxa no Mundo da Imaginação'



No dia 28 de julho de 2002, o programa saiu do ar para que Xuxa pudesse se dedicar ao seu programa infantil Xuxa no Mundo da Imaginação, que estrearia no final de outubro. Com fim do programa, o grupo 'Paquitas' também foi extinto, e no último programa é realizado um tipo de recordações e "numerações" como por exemplo: Porcentagem de IBOPE e anos de duração.

Fatos sobre o Programa

A versão que tocava na abertura homônima era bem diferente da lançada no álbum "Boas Notícias", com uma rotação mais rápida e curta duração no fim. No segundo semestre, foi executada a versão álbum após ser lançado naquele ano.

A música de fundo que tocava no primeiro programa após o tema de abertura, era "Coisa de Maluco" da Banda 'Fincabaute'. Foi nessa mesma edição que lançou a música "Conquista" da dupla Claudinho e Buchecha, que depois se tornou hit naquele ano. Até hoje, é bastante lembrado na década de 1990.

Durante os anos no ar o programa teve duas "não-exibições", ambas do quadro "Intimidade". A primeira com a atriz e cantora mexicana Thalia (em 1997), por motivos da propriedade de exibição da novela "Maria do Bairro" no SBT e a segunda com a sex symbol da época, a Tiazinha (em 1999). Que tinha contrato com a Rede Bandeirantes de televisão.


Xuxa gravou muitas músicas para o Planeta (fora a segunda versão para a temporada do cenário místico de 1999, que teve as vozes mantidas originalmente das intérpretes de 1997), algumas com participação do DJ Abdulah, e havia elaborado o lançamento de um CD com as músicas, mas no fim o álbum não foi lançado, devido aos lançamentos fixos do Só Para Baixinhos. Porém, os áudios oficiais acabaram vazando na internet e divulgaram em downloads e no YouTube. Xuxa gravou várias como Shake com a loira, Alegria do planeta, Vem dançar, Giro do Planeta (essa última lançada em CD em 2013).