segunda-feira, 5 de junho de 2017

Descubra os segredos dos looks de Xuxa no XSPB13: ‘Feito na casa dela’

O figurinista Marcelo Cavalcante revela detalhes sobre a confecção do figurino clean da loira para o DVD infantil


Você sabia que Xuxa gravou o DVD, XSPB13, o tempo todo sentada porque estava com uma inflamação nos ossos dos pés? E que Sasha Meneguel ajudou a pintar o blazer estampado usado pela loira para divulgação do novo trabalho? O figurinista Marcelo Cavalcante conta esses e mais alguns detalhes curiosos. Confira na galeria abaixo a entrevista sobre a criação e confecção do visual simples e fashion. (Divulgação)

Criador e criatura


Marcelo Cavalcante trabalha com a apresentadora há 27 anos. Dentre outras coisas, ele também já produziu figurinos para o festival Lollapalooza, o DVD ‘Meu Lugar’, da Anitta e a 13ª e 14ª temporadas de ‘Malhação’ (Globo). Atualmente, assina o figurino da turnê ‘Chá da Xuxa’, termina uma faculdade de moda e está montando um atelier de vestidos de luxo. ‘Estou fazendo noivas e madrinha e começando uma carreira solo’, revela o figurinista. (Reprodução)

Veja os detalhes sobre o figurino da Xuxa no XSPB13:


Marcelo Cavalcante conta que o figurino foi todo confeccionado sob o aval de Xuxa (que assina a direção do trabalho) e para se integrar ao cenário supercolorido. 'Usamos muitas camisas e fizemos um tom sobre tom para contrastar com os bonecos e, também, com o cenário que era um céu com nuvens. As cores foram se complementando', explica. 'Ela não queria ser o destaque, queria se integrar na fotografia. Acho o máximo essa sacação dela! Xuxa é muito sensível e é muito bom poder trabalhar com uma pessoa que tem essa visão artística', elogia Marcelo. Na foto, a loira usa blazer estampado com a imagem de alguns personagens. Vale ressaltar que o profissional teve a ajuda de Sasha Meneghel na hora de fazer a pintura da peça usada para divulgação do DVD. (Divulgação)


Xuxa usou o blazer na festa de lançamento do XSPB13, no último dia 20 de maio de 2017, no Rio de Janeiro. 'A ideia de fazer a peça foi da Xuxa. Ela viu uma foto com uma roupa toda pintada com bonecos e me disse: 'Marcelo, você poderia pintar um blazer pra mim?'. Daí ela me deu as canetinhas que ela tem para dar autógrafos, aquelas do tipo marca texto. Ela tem de todas as cores. Nos últimos dias de gravação, eu ficava num canto só olhando e pintando. Daí a Sasha me vi e perguntou: Quer que eu te ajude um pouco? Foi bem legal!', relembra Marcelo. (Reprodução Instagram)


Marcelo assina os figurinos de Xuxa desde a época em que ela estreou na TV. (Reprodução)


Por causa de uma sesamoidite, inflamação nos ossos dos pés, Xuxa gravou o XSPB13, praticamente, o tempo todo sentada. Ela, então, adequou o figurino para poder gravar a maior parte das cenas no estúdio Malibu, No Rio de Janeiro. Para isso, foram confeccionados 26 figurinos - em sua maioria camisas estilo alfaiataria - representando as letras do alfabeto, tema do DVD. 'Foi uma cor, uma cartela de cores e uma vibração diferente para cada letra de música', conta o figurinista. (Divulgação)


Um dado curioso é que os figurinos foram todos feitos na casa da apresentadora. 'Trouxemos uma máquina de costura para um quarto de hóspede que Xuxa tem na casa dela e tudo foi feito por lá', revela. (Divulgação)


Parece inacreditável, mas todas as roupas (tanto dos 40 fantoches que aparecem em cena, quanto os da apresentadora) foram pensados, desenhados e confeccionados por Marcelo, Xuxa e apenas mais uma costureira. 'Não teve assistente de figurino, camareiro... Nós que fizemos tudo', revela o profissional. (Divulgação)


O resultado foi um visual simples, clean e sofisticado. 'Se você tem a peça certa, na cor certa, de acordo com o cenário e com os outros figurinos do contexto, você não precisa estar com um peça de alta costura, um longo brilhante... O tamanho da roupa não é o mais importante e, sim se ela tem a ver com toda situação. Xuxa estava sentada e você nem sente falta dela em pé', avalia Marcelo. (Divulgação)


A paleta de cores usadas deu unidade a todo trabalho. (Divulgação)


Xuxa apenas se fantasiou em duas ocasiões do DVD. A primeira foi para representar uma backing vocal para cantar a música da letra R. 'Ela usou um figurino de paetê e uma peruca bem ao estilo Tina Turner', diverte-se Marcelo. (Divulgação)


Para 'cantar' a letra W, Xuxa também aderiu à fantasia. Para representar os aglicismos da letra, ela encarnou um cowgirl com direito a chapéu, peruca e make mais forte. (Divulgação)


Para representar o restante do abecedário, Xuxa prefereiu os tons mais uniformes. (Divulgação)


O B, de beijinho, foi representado pela cor vermelha. (Divulgação)


Mas os tons pastéis imperaram durante toda produção. (Divulgação)


O lançamento, que tem direção de Paulo de Barros e produção musical de Ary Sperling, traz 26 faixas inéditas compostas por Junno Andrade em parceria com Bozzo Barreti, Marcelo Barbosa, Elias Almeida e Fabio Caetano. Além de trazer uma canção para cada letra do alfabeto, 'Xuxa Só Para Baixinhos 13' apresenta novos personagens. (Divulgação)


O XSPB 13 traz um visual clean, assinado pelas cenógrafas Lueli Antunes e Leila Araújo, figurinos coloridos produzidos para a Xuxa e bonecos por Marcelo Cavalcante, fotografia de André Horta, direção de manipulação dos bonecos comandada por Quiá Rodrigues e Renato Spinelle e equipe de manipuladores formada por LuiDile, Eloisa Dile, Cacá Sena, Andréa Claudio Bernardino, Luís Borges e Gabriel Bezerra, que deram vida aos bonecos do DVD. (Divulgação)


O DVD traz 40 fantoches, com destaque para o Guaxinim Xaxá e o Vovô Xexéo, que dividem os clipes com os astros Txutxucão, Moio, BilaBilú e Os Três Ratinhos. Xuxa fez questão de desenhar alguns deles e acrescentar ao elenco bonecos inclusivos, de diversas etnias e características, para que todos os baixinhos se identifiquem. (Divulgação)


Na coletiva de imprensa de lançamento do novo trabalho, Xuxa contou sobre o processo de criação do projeto. 'Eu sou metida! Me meti em tudo, desde a criação até a finalização. E o mais legal é que foi divertido do início ao fim! A participação do Junno também foi muito importante para o XSPB vir de cara nova. Voltamos a linguagem das primeiras edições, com foco no lúdico e na simplicidade', conta Xuxa. (Divulgação)


A décima terceira edição do 'Xuxa Só Para Baixinhos' traz como tema o abecedário e traz visual clean. (Divulgação)

Onde encontrar o responsável pelo look de Xuxa: Atelier Marcelo Cavalcante

Reprise de "Dancing Brasil" tem a 3° maior audiência da Record nesse sábado, 03/06


A reprise do 'Dancing Brasil' desse sábado (03), elevou a audiência da RecordTv. No ar entre 20h30 e 21h29, o reality registrou 5.5 pontos na Grande São Paulo, elevando a média do sábado anterior (27). Na edição ao vivo de segunda feira (29), o programa fechou com 6 pontos de média.

A apresentadora ficou em terceiro lugar, atrás do SBT, que marcou média de 7.1 com 'Esquadrão da Moda'. E da Rede Globo que foi líder absoluta com o 'Jornal Nacional', com 29.5 pontos de média.

Levando em consideração os ibopes da RecordTv nesse sábado, a reprise do "Dancing" ocupa a 3° colocação, atrás apenas do "Cidade Alerta" com 6.4 pontos e "Jornal da Record" com 6.6.

Confira os consolidados desse sábado, 03/06 na cidade de São Paulo:

Consolidados da Globo
MÉDIA DIA (7h às 00h): 16,5
Via Brasil 5,6
Como Será? 7,3
É de Casa 8,1
SP1 12,8
Globo Esporte 13,7
Jornal Hoje 15,1
Caldeirão do Huck 1 12,7
Liga dos Campeões 18,2
Caldeirão do Huck 2 20,2
Novo Mundo 22,6
SP2 25,7
Rock Story 28,9
Jornal Nacional 29,5
A Força do Querer 31,3
Zorra 23,4
Altas Horas 17,4
UFC 14,0
Corujão 1: 7,1
Corujão 2: 4,4
Corujão 3: 4,4

Consolidados da Record
MÉDIA DIA (7h às 00h): 4,3
ala Brasil 3,6
Esporte Fantástico 3,5
Escola do Amor 1,8
Record Kids 3,6
Cine Aventura 4,5
Power Couple Brasil 5,3
Cidade Alerta 6,4
Jornal da Record 6,6
Dancing Brasil 5,5
Programa da Sabrina 5,1
Super Tela: O Procurado 3,1
Fala que Eu te Escuto 1,4
Igreja Universal do Reino de Deus 0,6

Consolidados do SBT
MÉDIA DIA (7h às 00h): 5,6
Chaves 2,3
Sábado Animado 4,7
Parque Patati Patatá 6,2
Mundo Disney 6,2
The Thundermans 6,1
Kenan e Kel 5,6
Programa Raul Gil 5,4
Duelo de Mães 4,0
SBT Brasil 4,3
Esquadrão da Moda 7,1
Fábrica de Casamentos 7,0
Arrow 6,2
SBT Notícias 1 3,3
SBT Notícias 2 2,4

Consolidados da Band
MÉDIA DIA (7h às 00h): 2,5
Os Simpsons 0,6
Band Esporte Clube 1,6
Liga dos Campeões: Juventus x Real Madrid 6,5
Brasil Urgente – rede 6,0
Brasil Urgente – local 5,3
Jornal da Band 4,0
Ezel 2,4
Uma Família da Pesada 0,8
Top Cine: A Cor de um Crime 1,8
Show Business 0,6
Fórmula Indy – GP de Detroit 1 0,3
Liga dos Campeões: Juventus x Real Madrid – VT 0,3
Copa do Mundo de Futebol Sub-20 0,1

Consolidados da RedeTV!
MÉDIA DIA (7h às 00h): 0,4
Superfaixa do Esporte 0,0
Campeonato Brasileiro – Série B 0,2
Ritmo Brasil 0,4
Amaury Jr. 0,3
RedeTV! News 1,1
Operação de Risco 1,7
O Céu É o Limite 1,3
Encrenca 0,9

Cada ponto equivale a cerca de 70,5 mil domicílios na Grande São Paulo.

Record renova com a Xuxa


Segundo o jornalista "Fernando Oliveira" da coluna "Zapping" do jornal "Agora" a Rede Record vai renovar o contrato com Xuxa Meneghel, apesar de a audiência de Xuxa ainda esteja abaixo dos pretendidos dois dígitos pelo canal.

O compromisso da apresentadora com a Record vence no começo do ano que vem, mas a emissora considera que seu atual programa, "Dancing Brasil", é um sucesso comercial.

Além de estar constantemente entre as mais mencionadas nas redes sociais, a atração tem ibope superior ao que Xuxa tinha antes, no canal - mesmo com a queda de audiência consequente da saída da Record das operadoras a cabo em São Paulo.

Emissários do canal devem procurar sua equipe nas próximas semanas para acordo.