Xuxa apresenta o 'XuChá' em Recife no dia 7 de outubro
Dizem que ela é uma Rainha, mas nunca teve uma coroa de fato. Nunca teve um palácio, mas já morou em uma Casa Rosa. E os súditos? Sim, eles existem. De todas as idades. O apelido dado pelo irmão se tornou seu nome artístico. Um nome que virou uma marca. Marca que virou referência. Com tamanha exposição e sucesso também vieram escândalos, mitos e controvérsias. Mas uma coisa não se pode negar sobre a gaúcha de Santa Rosa, 54 anos: Xuxa Meneghel fez (e ainda faz) história no showbiz do Brasil e em países do mundo.
E para recordar a fase áurea de sua trajetória artística, a loura está rodando o País com um show carregado de nostalgia: XuChá – O Chá da Xuxa. Em entrevista ao Jornal do Commercio, a apresentadora da Record TV encontrou uma brecha para falar sobre o projeto, realizado em parceria com os produtores da festa carioca Chá da Alice, que chega ao Recife no dia 7 de Outubro, no Classic Hall.
“Nunca imaginei chegar onde cheguei, nunca imaginei conquistar o que conquistei e hoje, com um pouco de experiência de TV, vejo que ainda tenho muito a aprender”, é assim que ela responde sobre os 34 anos de carreira na televisão, que começou em 1983, vinda de uma experiência como modelo, quando passou a comandar o Clube da Criança, na extinta TV Manchete.
A grande virada na sua vida veio com a ida para a TV Globo e a estreia do emblemático Xou da Xuxa, o grande mote desse novo show. “O Xou da Xuxa me ensinou o que é ser artista, estrela, rainha e querida por todos”, conta ela, que passou a ser considerada a Rainha dos Baixinhos desde então.
Entretanto, os convocados para assistirem ao XuChá, desta vez, não são os baixinhos – o público que a consagrou. Mas, sim, os altinhos que cresceram com ela e a perpetuam no imaginário lúdico e pueril onde ela descia de uma nave espacial para brincar, cantar e dançar com os pequeninos. Algo que ela fez por exatos dois mil programas nas manhãs de segunda a sexta da emissora carioca, de 1986 a 1992.
Para reviver o momento, um grande cenário de led tem rodado o Brasil. A clássica nave (branca, do Xou da Xuxa de 1992) foi recriada e também estará presente. No repertório, 32 canções inesquecíveis como Ilariê, Arco-Íris e Lua de Cristal são executadas exatamente como ouvimos nos discos, K7’s e CD’s. Tem espaço para novas paquitas, paquitos e também paquidrags. Nos bastidores, 60 pessoas no palco, numa parafernália que chegará a Pernambuco em três carretas.
O XuChá era pra ser algo comemorativo, um show especial que foi feito ano passado no Rio de Janeiro para arrecadar fundos para a sua fundação, que ajuda crianças carentes. Mas Xuxa conta que a brincadeira, para os fãs, se tornou mais séria. “O XuChá não era pra ser uma turnê e sim apenas um carinho para algumas pessoas que cresceram comigo e não têm vergonha de dizer que ainda me amam ou que eu fiz parte da vida e história delas. Cresceu, virou turnê e é simplesmente lindo”, conta a artista.
Assim como os fãs não têm vergonha de dizer que a amam 30 anos depois, a loura também não rejeita a nomenclatura de Rainha dos Baixinhos: “Eu não abro mão desse título, é meu e pronto. Mas tenho noção que meus ‘baixinhos’ cresceram e sou eternamente feliz e grata por tanto carinho e respeito que recebi, recebo e ainda receberei”, afirma.
Ao mesmo tempo que o XuChá tem arrastado milhares de pessoas nos palcos, na TV, Xuxa também celebra uma boa fase. No comando da segunda temporada do reality Dancing Brasil, ela comentou a boa repercussão perante o público. “O programa é muito bem feito, elaborado e bem executado. A minha equipe é muito boa, por isso há boa resposta. Tenho orgulho de dizer que é um dos programas mais bonitos da TV brasileira atualmente, sem dúvida nenhuma”, derrete-se.
Questionada se pretende renovar contrato com a emissora paulista (que termina no fim deste ano), a apresentadora deixa subentendido: “Pretendo dar um bom retorno a essa casa que só quer me ver feliz e faz tudo para que isso aconteça! Se Deus quiser ainda darei muitas alegrias pra eles”, responde.
Enquanto algumas pessoas acham que Xuxa virá ao Recife reviver uma “infância tardia” com mulheres e homens feitos, quem é fã da Rainha não esconde a ansiedade de vê-la nos palcos pernambucanos 13 anos depois de sua última apresentação. “Eu cresci ouvindo Xuxa, conheço todas as músicas. Apesar de já ter visto os vídeos pela internet do show, ao vivo é outra história. Com certeza será bem emocionante”, conta o assistente administrativo Leandro Holanda, de 27 anos.
Além da carreira artística, Xuxa tem buscado investir em outros empreendimentos. No Recife existem duas franquias ligadas à ela: a depiladora Espaçolaser, no RioMar Shopping, e o buffet infantil Casa X, em fase de construção, em Boa Viagem. “Sempre que tem minha imagem ou o meu nome eu participo e dou ‘pitacos’ em algumas coisas. Na Casa X, por exemplo, eu participei desde a logo. Tivemos todo o cuidado para escolher cada detalhe, fazer toda a casa acessível para os baixinhos especiais, brinquedos que possam ser usados por crianças e adultos. Na Espaçolaser não é diferente! Dou palpites em tudo e fiz questão de experimentar. Se não fosse sócia, seria cliente. É simplesmente fantástico!”, conta.
Negócios à parte, o fato é que Xuxa Meneghel se apresenta no Recife daqui há exatos 20 dias. E perguntamos o que ela costuma pedir para o ‘Cara Lá de Cima’. “Eu agradeço. Peço que proteja sempre minha filha Sasha. Que dê saúde para minha mãe Alda e a quem gosta de mim. Que afaste as pessoas ruins. E que me mostre o caminho pra eu ajudar as pessoas”, revela.
Para reviver o passado, uma convocatória para uma divertida volta ao tempo através do XuChá está feita para os próximos dias. E quando se trata de futuro, a loura sabe exatamente como quer ser lembrada: “Uma gaúcha, criada no subúrbio do Rio, que venceu na vida e que foi muito amada pelo público que conquistou”, decreta a eterna Rainha.
SERVIÇO
XuChá – O Chá da Xuxa:
7 de Outubro, a partir das 21h, no Classic Hall (Av. Agamenon Magalhães, S/N, Olinda).
Ingressos: Pista – R$ 80 (meia), R$ 90 (social), R$ 160 (inteira); Frontstage – R$ 140 (meia), R$ 160 (social), R$ 280 (inteira), à venda nas lojas Chili Beans, no local, e nos sites Bilheteria Digital e NE10 Ingressos.