Xicão Jones, ex-fotógrafo de Xuxa Meneghel, já recebeu o valor determinado pela Justiça em 2015 de 186 mil reais. É que os dois tinham uma parceria de 13 anos, mas foi quebrada quando a loira repassou imagens dela para uma revista e não creditou as mesmas ao fotógrafo.
Um ano e meio após o encerramento do caso, Xicão decidiu entrar na justiça novamente com uma nova medida. “Pensei que o inferno tinha acabado, mas eles continuam liberando várias fotos de um acervo de 13 anos para terceiros sem a minha autorização e os meus créditos. No acordo que fizemos na Justiça, eu autorizei a utilização do acervo desde que fosse em trabalhos produzidos pela própria Xuxa, tipo uma revista de sua editora ou nos seus programas”, explicou ele. “Entrei em contato com as editoras cobrando os créditos e ele disseram que a equipe de produção da Xuxa passou as fotos”, detalhou.
Ao UOL, a assessoria de Xuxa negou o repasse das imagens. “Nós não utilizamos nem divulgamos as fotos de Xicão Jones há mais 10 anos. Em 2014, Xuxa foi processada porque, segundo o fotógrafo, teria sido impedido ao acesso a cerca de 120 mil fotos feitas por ele e que muitas delas foram repassadas para revistas sem sua autorização, além de não ter dado o crédito. No ano seguinte, a apresentadora devolveu espontaneamente todo o acervo, inclusive os negativos, pagou a multa determinada pela Justiça e caso foi encerrado”.
A parceria entre a apresentadora e o fotógrafo durou 13 anos, quando o profissional foi desligado da equipe da loira. “Eu entendo que existiu por parte dela a vontade de uma renovação, mas o que me deixou triste foi ser proibido de ter acesso ao material que produzi durante tantos anos. Sei que isso não partiu da Xuxa. Ela é legal e tranquila. O problema mesmo está nas pessoas que a cercam”, finalizou ele.